Amanda Kleemann Spinicci Paiva

Psicoterapia
Quando procurar um psicólogo?

Atendimentos
Infantil
Adolescentes
Adultos
Idosos
Assessorias &
Parcerias

Escolar
Empresarial
Convênios
Profissionais
Profissionais da Life Psicologia
Atendimentos Assessorias Psicoterapia Profissionais

Artigos

A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS CORPORAIS

As práticas corporais auxiliam muito o trabalho no esporte e na atividade física, por lidar diretamente com as sensações do corpo humano. Cada indivíduo (atleta) tem uma necessidade diferente em relação à conduta utilizada para o alcance do estado ótimo de ativação ou relaxação, uma vez que as duas condutas interferem nos estados físicos e cada indivíduo reage de uma maneira diferente as diversas técnicas de relaxamento.

Quanto às técnicas de relaxamento utilizadas, são três:

1. Respiração educada: que é sob controle e consciente;

2. Imagens mentais: aonde é importante ter sempre a clareza de aonde se quer chegar, ou seja, qual o objetivo: de ativação ou de relaxação, sem esquecer de tomar cuidado com os instrumentos de complementação (ex: música), para não trazer lembranças negativas ao indivíduo;

  • Habilidades específicas: (treinamento mental) aonde quanto mais específico e mais detalhado o movimento, maior a capacidade em desenvolver e praticar tal movimento e maior a facilidade em alcançar o estado ótimo de ativação. É o nível de detalhes que vai fazer com que o indivíduo domine seus movimentos e encontre facilidade em construir as imagens (de si mesmo ou do outro). O importante é visualizar e nomear o movimento.

  • Relaxamento: busca proporcionar o estado ótimo de ativação por meio da ativação ou relaxação. Tem a função de proporcionar a sensação de bem estar do indivíduo, além de possibilitar que o indivíduo possa ter algo (através de imagens) que não poderia ter no momento. Antes de aplicar relaxamento com um grupo, é importante obter o histórico do mesmo para que possamos proporcionar a técnica de forma adequada.

3.Toques: é aconselhável que haja uma sensibilização corporal do indivíduo antes da troca de toques.

  • Calatonia: (Sandor) é uma técnica de tocar os dedos dos pés com os dedos das mãos, buscando proporcionar o relaxamento e imagens decorrentes dos toques, através do contato com o corpo, além do desenvolvimento da percepção corporal;

  • Michoux: é aconselhável em sessões específicas ou após treinamentos muito intensos;

  • Shoultz e Jacobson: peso do corpo e contrastes por partes- relaxamento progressivo, aonde o indivíduo tem contato com as sensações do corpo e chega ao relaxamento.

Além da questão teórica, é super importante que a equipe multidisciplinar (Psicólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Comissão Técnica...) vivencie anteriormente tais exercícios de técnicas de relaxamento progressivo e, por fim, troque informações a respeito dessas sensações. A vivência e a troca contribuem no sentido de entendimento das diferentes reações e sensações do grupo. Lembrando que esse é um trabalho interventivo, podendo ser realizado apenas por profissionais com formação Psicologia.

 

Autora: Valéria Sapienza
Contato: vasapienza@hotmail.com

 
Copyright ® 2014 Life Psicologia Clínica Psicológica. Todos os direitos reservados.