Amanda Kleemann Spinicci Paiva

Psicoterapia
Quando procurar um psicólogo?

Atendimentos
Infantil
Adolescentes
Adultos
Idosos
Assessorias &
Parcerias

Escolar
Empresarial
Convênios
Profissionais
Profissionais da Life Psicologia
Atendimentos Assessorias Psicoterapia Profissionais

Artigos

Viver na Terceira Idade

Envelhecer satisfatoriamente depende do equilíbrio entre as limitações e das potencialidades de cada um, que nunca deixam de existir. É necessário desenvolver uma flexibilidade individual e social para uma boa adaptação nessa fase da vida, como em todas as outras.

Crescemos ouvindo e acreditando que ao avançar a idade não há muito que fazer. Todo o investimento pessoal já foi feito, principalmente entre a juventude e a fase adulta, e depois só colhemos os frutos deste trabalho. A velhice é vista como uma fase sem saída e sem futuro.

A sociedade não vê sentido em cuidar dos problemas existenciais do idoso, pois acreditam que não há mais o que construir. Terapia com idosos é vista como perda de tempo...

Além disso, o idoso acredita que por ter vivido uma longa historia de vida, não possa mudar o rumo de sua vida, o modo de pensar ou agir. Mas na realidade, a terapia não tem como objetivo mudar o jeito do idoso, mas para acolhê-lo, respeita-lo e compreender-lo. Fazendo-o aceitar seu jeito de ser, mas vendo maneiras diferentes de viver essa nova fase.

Aceitar e compreender, essa é a mudança. Aceitar a idade, as limitações, não se prender ao que deixou de ser feito, mas o que poderá ser feito.

Autora: Amanda Kleemann Spinicci Paiva
Contato: amanda@lifepsicologia.com.br

 
Copyright ® 2017 Life Psicologia Clínica Psicológica. Todos os direitos reservados.