Amanda Kleemann Spinicci Paiva

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Formas de trabalho em sala de aula

É o aluno quem constrói seu conhecimento, para tanto o professor deve ter uma atitude mediadora entre o objeto do conhecimento e o aluno, incitando-o a agir ativamente e analiticamente neste processo de relações reais no qual o objeto está inserido. Com isso o professor deve ter em vista para sua prática a criação de situações que desperte o interesse do aluno para a ação - este seria o fator entrópico -, tendo a disposição objetos e elementos para que possam ser fornecidos subsídios ao aluno, para a superação desta contradição entre seu conhecimento e o objeto a ser conhecido. O professor poderá utilizar estratégias, coerentes com a metodologia dialética, como, por exemplo, seminários, debates, pesquisas, jogos educativos, dramatizações e trabalhos em grupo - este deve voltar para o processo e não para o jogo de opiniões. Estas atividades delegadas ao aluno devem propor reflexões, análises e não mera cópia e mecanicidade.

A interação do educador com a representação prévia e muitas vezes incompleta do educando, acompanhando o processo de construção do conhecimento e provocando novas contradições é fundamental para direcionar a superação do conflito de forma criativa, hipotética e analítica do aluno ativo, deve-se também recuperar a gênese das relações do objeto do conhecimento com a realidade objetiva para que a direção do processo não se perca em tantas relações e incompreensões emergentes.

A problemática seria a etapa onde o homem se sentiria mobilizado a agir para superá-lo, encontrando a homeostase.

Autora: Amanda Kleemann Spinicci Paiva
Contato: amanda@lifepsicologia.com.br

 
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