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Formas
de trabalho em sala de aula
É o aluno quem constrói
seu conhecimento, para tanto o professor deve
ter uma atitude mediadora entre o objeto do conhecimento
e o aluno, incitando-o a agir ativamente e analiticamente
neste processo de relações reais
no qual o objeto está inserido. Com isso
o professor deve ter em vista para sua prática
a criação de situações
que desperte o interesse do aluno para a ação
- este seria o fator entrópico -, tendo
a disposição objetos e elementos
para que possam ser fornecidos subsídios
ao aluno, para a superação desta
contradição entre seu conhecimento
e o objeto a ser conhecido. O professor poderá
utilizar estratégias, coerentes com a metodologia
dialética, como, por exemplo, seminários,
debates, pesquisas, jogos educativos, dramatizações
e trabalhos em grupo - este deve voltar para o
processo e não para o jogo de opiniões.
Estas atividades delegadas ao aluno devem propor
reflexões, análises e não
mera cópia e mecanicidade.
A interação do educador com
a representação prévia e
muitas vezes incompleta do educando, acompanhando
o processo de construção do conhecimento
e provocando novas contradições
é fundamental para direcionar a superação
do conflito de forma criativa, hipotética
e analítica do aluno ativo, deve-se
também recuperar a gênese
das relações do objeto do conhecimento
com a realidade objetiva para que a direção
do processo não se perca em tantas relações
e incompreensões emergentes.
A problemática seria a etapa onde
o homem se sentiria mobilizado a agir para superá-lo,
encontrando a homeostase.
Autora: Amanda Kleemann Spinicci Paiva
Contato: amanda@lifepsicologia.com.br
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