Artigos
A
influência da violência externa na
disciplina Escolar
"Indisciplina, todo ato
ou dito contrario à disciplina que leva
a desordem, à desobediência, à
rebelião". (dicionário
MIGUEL, A). "Violência, ato
violento, que no sentido jurídico, provocaria,
pelo uso da força, um constrangimento físico
ou moral". (dicionário
MIGUEL, A).
Hoje, a indisciplina é uma das maiores
dificuldades no trabalho escolar. Definida como
bagunça, tumulto, falta de limite, maus
comportamentos, desrespeito as figuras de autoridade
e etc. . Para a psicologia a indisciplina esta
associada com uma carência psíquica,
na introjeção de figuras de autoridade,
da moralidade e de vínculos afetivos.
Há duas formas de adquirir conhecimento
e desenvolver comportamentos: a escola e fora
desta (amigos, família, redes de comunicação,
sociedade). Fora da escola o conhecimento é
adquirido das necessidades vitais, na sobrevivência
das ruas, dos centros urbanos, ou no campo.
A violência, a indisciplina e a desordem
são frutos da sub-educação,
da despersonalização e da culpabilidade.
Os pais e a escola, ausentes, tem produzido cidadãos
displicentes.
O excesso e a centralização de informações
negativas dos meios de informação
e comunicação têm levado,
cada vez mais, a juventude atual para a desordem
emocional e social.
A falta de limites aos jovens acentua a fantasia
de que tudo é possível sem haver
punições.
A família ,como papel de primeira escola,
deve ensinar os subsídios morais e éticos,
e a escola deve dar continuidade, acerca da verdade
de todas as coisas e de si mesmo; formando assim
o caráter do individuo que vai compor e
viver em sociedade.
A psicologia encontra-se envolvida no sentido
de ouvir, compreender e auxiliar pais, filhos
e professores, na medida que esses procurem auxilio.
Terapias familiares e projetos escolares seriam
os mais adequados.
Autora: Amanda Kleemann Spinicci Paiva
Contato: amanda@lifepsicologia.com.br
|