Amanda Kleemann Spinicci Paiva

Psicoterapia
Quando procurar um psicólogo?

Atendimentos
Infantil
Adolescentes
Adultos
Idosos
Assessorias &
Parcerias

Escolar
Empresarial
Convênios
Profissionais
Profissionais da Life Psicologia
Atendimentos Assessorias Psicoterapia Profissionais

Artigos

A influência da violência externa na disciplina Escolar

"Indisciplina, todo ato ou dito contrario à disciplina que leva a desordem, à desobediência, à rebelião". (dicionário MIGUEL, A). "Violência, ato violento, que no sentido jurídico, provocaria, pelo uso da força, um constrangimento físico ou moral". (dicionário MIGUEL, A).

Hoje, a indisciplina é uma das maiores dificuldades no trabalho escolar. Definida como bagunça, tumulto, falta de limite, maus comportamentos, desrespeito as figuras de autoridade e etc. . Para a psicologia a indisciplina esta associada com uma carência psíquica, na introjeção de figuras de autoridade, da moralidade e de vínculos afetivos.

Há duas formas de adquirir conhecimento e desenvolver comportamentos: a escola e fora desta (amigos, família, redes de comunicação, sociedade). Fora da escola o conhecimento é adquirido das necessidades vitais, na sobrevivência das ruas, dos centros urbanos, ou no campo.

A violência, a indisciplina e a desordem são frutos da sub-educação, da despersonalização e da culpabilidade. Os pais e a escola, ausentes, tem produzido cidadãos displicentes.

O excesso e a centralização de informações negativas dos meios de informação e comunicação têm levado, cada vez mais, a juventude atual para a desordem emocional e social.

A falta de limites aos jovens acentua a fantasia de que tudo é possível sem haver punições.

A família ,como papel de primeira escola, deve ensinar os subsídios morais e éticos, e a escola deve dar continuidade, acerca da verdade de todas as coisas e de si mesmo; formando assim o caráter do individuo que vai compor e viver em sociedade.

A psicologia encontra-se envolvida no sentido de ouvir, compreender e auxiliar pais, filhos e professores, na medida que esses procurem auxilio. Terapias familiares e projetos escolares seriam os mais adequados.

Autora: Amanda Kleemann Spinicci Paiva
Contato: amanda@lifepsicologia.com.br

 
Copyright ® 2024 Life Psicologia Clínica Psicológica. Todos os direitos reservados.